A moda não é algo presente apenas nas roupas. A moda está no céu, nas ruas, a moda tem a ver com idéias, a forma como vivemos, o que está acontecendo." (Coco Chanel)

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

11 Livros para quem gosta de Moda

Por Moda
Férias de inverno, muita chuva, frio, nada melhor que ficar em casa bem quente tomando um bom café ou chocolate quente.
Com os dias chuvosos, sair para passear fica um pouco difícil, então uma boa dica é assistir a um bom filme ( ver post http://wp.me/pw7QR-hu) ou ler um bom livro.
Por isto, desta vez apresentamos 11 livros para quem gosta de moda.
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Fashion Design: Manual do Estilista
A estilista Sue Jones ampliou e revisou a primeira edição inglesa do Fashion Design (2002), até chegar num livro de referência que combina o desenvolvimento passo a passo de uma coleção de moda com informações sobre o funcionamento do comércio global.
Fashion Design: Manual do Estilista também foi ampliado para se tornar um guia de consulta permanente: os termos e jargões de marketing da moda, de corte e costura, de fibras e tecidos são trazidos para os dias atuais em glossários que preenchem uma lacuna no mercado editorial do segmento; além de trazer calendários de eventos internacionais, fontes complementares de leitura (livros e sites) ao final de cada capítulo.
  • Editora: Cosac Naify
  • Autor: SUE JENKYN JONES
  • Ano: 2005
  • Número de páginas: 204
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Desenhando Moda em CorelDraw
Este livro ensina, passo a passo, a utilização de todas as ferramentas do programa direcionadas ao público de moda.
Aborda medidas padrões para desenhos técnicos de moda e para croquis femininos, masculinos e infantis, além de os diversos tratamentos possíveis para dar forma, brilho, volume e texturas em roupas. O uso do software CorelDRAW como ferramenta para desenhar moda (tanto o técnico como o artístico) é importante porque, embora já existam softwares específicos para moda, estes ainda têm um alto custo, o que os tornam inviáveis aos estudantes e pequenas empresas.
O CD-ROM que acompanha o livro contém ilustrações do livro para serem usadas, reaproveitadas ou transformadas.
  • Editora: Brasport
  • Autor: DANIELLA ROMANATO
  • Ano: 2008
  • Número de páginas: 254
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História do Vestuário
Esta obra pretende mostrar através de exemplos práticos a história e o desenvolvimento do vestuário. O autor utilizou como base do seu estudo peças reais de vestimentas que sobreviveram, recorrendo a pinturas, estátuas e outras reproduções.
  • Editora: WMF
  • Autor: CARL KOHLER
  • Tradução: Jefferson Luiz Camargo
  • Ano: 2009
  • Número de páginas: 568
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Nas Sombras de um Sonho : História e Linguagens da Fotografia de Moda
Nas sombras de um sonho, de Claudio Marra, traz os fotógrafos, os modelos e as tipologias estilísticas mais importantes para o desenvolvimento da fotografia de moda, abrangendo um período que vai do final do século XIX ao início do século XXI.
  • Editora: Senac
  • Autor: CLÁUDIO MARRA
  • Ano: 2008
  • Número de páginas: 224
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Império do Efêmero
Como se explica que a moda seja um fenômeno essencialmente ocidental e moderno? Quais os grandes momentos históricos, as grandes estruturas que determinaram a organização social das aparências? Elaborando uma verdadeira arqueologia do frívolo e do efêmero, uma reflexão que ultrapassa a lógica do diferenciamento social, o filósofo francês Gilles Lipovetsky confere à moda um caráter libertário, faz dela signo das transformações que anunciaram o surgimento das sociedades democráticas.
  • Editora: Companhia das Letras
  • Autor: GILLES LIPOVETSKY
  • Ano: 1999
  • Número de páginas: 294
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Figurino: uma experiência na televisão
Resultado da tese de mestrado de Adriana Leite no Departamento de Design da PUC/Rio, Figurino: uma experiência na televisão investiga o significado do figurino das telenovelas a partir de seus aspectos sociais e culturais e de sua inserção no mundo do espetáculo. Ilustrado com fotografias de Lisette Guerra, é o primeiro trabalho de pesquisa empreendido por uma figurinista com experiência em teatro, cinema e televisão, que busca explicar o modo decisivo pelo qual os trajes – erradamente vistos como simples acessórios – colaboram para tecer o andamento da trama e a compor a imagem que emerge das cenas.
  • Editora: Paz e Terra
  • Autor: ADRIANA LEITE & LISETTE GUERRA
  • Ano: 2002
  • Número de páginas: 228
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Fashion Illustrator: Manual do Ilustrador de Moda
Em nova edição revista e ampliada, Fashion Illustrator: Manual do Ilustrador de Moda cobre todos os aspectos da ilustração e apresentação de moda. O livro traz estudos de projetos, exemplos de ilustrações, exercícios práticos e dicas, analisa como os artistas buscam inspiração no mundo ao seu redor e como usam essa inspiração para criar seus trabalhos. Por meio de desafios e experiências com diferentes técnicas, como a colagem, diversos materiais de desenho, manipulação digital e bordado, além da compreensão da figura humana e da experimentação com diferentes tipos de ilustração, o leitor aprende a apresentar artisticamente a vestimenta.
  • Autor: BETHAN MORRIS
  • Editora: Cosac Naify
  • Tradução: Iara Biderman
  • Ano: 2010
  • Número de páginas: 447
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Tecidos: História, Tramas, Tipos e Usos
Este livro é uma pesquisa histórica bem costurada que mostra toda a evolução da principal matéria-prima da vestimenta, dos primitivos tramados feitos manualmente de galhos e folhas aos mais avançados métodos de tecelagem; das fibras naturais aos fios inteligentes dos tecidos tecnológicos; das primeiras técnicas de tingimento às mais modernas formas de coloração; das estampas em voga nos séculos passados às tendências mostradas pelos estilistas de hoje em dia.
  • Editora: Senac
  • Autor: DINAH BUENO PEZZOLO
  • Ano: 2009
  • Número de páginas: 324
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Moda e Comunicação
Neste livro, Barnard estuda a moda com base em teorias sociológicas, econômicas, políticas, psicanalíticas, filosóficas e da comunicação. Adorno, Barthes, Baudrillard, Derrida, Eco, Freud, Lévi-Strauss, Lipovetsky, Marx, Engels, Platão e Saussure são apenas alguns dos diversos pensadores citados como base de sua argumentação sobre a moda e sua importância na história das sociedades.
  • Editora: Rocco
  • Autor: MALCOLM BARNARD
  • Tradução: Lúcia Olinto
  • Ano: 2003
  • Número de páginas: 268
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A Era Chanel
Mais que um belo relato sobre uma vida e uma obra extraordinárias, este é um livro fascinante, que registra em cerca de quatrocentas fotografias, retratos e desenhos, a trajetória da maior personagem da moda de todos os tempos.
  • Editora: Cosac Naify
  • Autor: EDMONDE CHARLES-ROUX
  • Ano: 2007
  • Número de páginas: 448
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Moda Ilustrada de A a Z
Em Moda Ilustrada de A a Z, a autora preocupa-se em fazer da obra mais do que um mero dicionário de termos técnicos, mas um resgate da origem dos termos, tornando-se assim uma obra única de referência histórica da moda.
Os verbetes são organizados em ordem alfabética, o que torna a obra uma referência rápida e eficiente para consulta.
  • Editora: Manole
  • Autor: REGINA MARIA CATELLANI
  • Ano: 2003
  • Número de páginas: 740
Fonte: http://modafeevale.wordpress.com/2010/07/22/11-livros-para-quem-gosta-de-moda/

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